Memórias dos Festivais

Histórias de quem viu e ouviu - Festivais nativistas - Rio Grande do Sul

Minha foto
Nome:
Local: Edimburgo, Midlothian, United Kingdom

terça-feira, novembro 07, 2006

'Terra, não me deixe...'

Aproveitando que está em cartaz o documentário "Uma verdade inconveniente", sobre as transformações climáticas do planeta em função da ação do ser humano, vou continuar um pouco com o tema ecológico.
"Terra, não me deixe agora, Terra/ Tarde, muito tarde/ impossível de retornar..." Com esses versos, Beto Barros inicia uma das composições mais significativas pra mim ao longo desses anos todos de festivais. Em parceria com Beto Bollo e a interpretação do Tambo do Bando, "Terra" venceu a 3ª edição da Primavera do Canto Xucro, extinto festival de Caxias do Sul. Ainda hoje, passados muitos anos da apresentação da música, o tema continua atual. "Quem sabe ainda hoje/ eu possa lavar o mar/ quem sabe em sete dias/ eu possa tudo mudar." Não sei, talvez as coisas mudem, mas não me parece a perspectiva. Creio que estamos cada vez mais próximos de constatar que "nada mais há que fazer/ não há". Se nada mudar no manejo do planeta, só me resta cantar junto: "Guarda contigo meu pranto/ adeus".