Memórias dos Festivais

Histórias de quem viu e ouviu - Festivais nativistas - Rio Grande do Sul

Minha foto
Nome:
Local: Edimburgo, Midlothian, United Kingdom

quinta-feira, novembro 30, 2006

Califórnia

Uma pena o que está acontecendo com a Califórnia da Canção. A mãe dos festivais nativistas mais uma vez será adiada por falta de dinheiro. Transferida para abril, certamente afetará a data da edição seguinte. Berço de músicas memoráveis, verdadeiros clássicos do nativismo, não deveria estar mendigando apoios financeiros. Na minha opinião, um festival com tanta história deveria ser auto-sustentável... é um produto a ser comercializado.

Acho que falta um pouco de visão comercial aos nossos organizadores. Bom, não sei se isso é possível, mas eu gostaria que os festivais se mantivessem sozinhos, fossem autofinanciados, uma edição gerando a outra, por meio de exploração de marketing e outros artifícios. Acho que cada festival deveria ser uma marca, uma grife. Deveriam realmente ser um objeto de desejo que atraísse a atenção das empresas para investimentos. Que vendessem produtos relacionados à marca. Minha idéia não é transformar os festivais em coisas absolutamente comerciais, mas fazer uso das ferramentas que o marketing proporciona para garantir o futuro dos nossos eventos. Acho que é necessária uma mudança de visão. Alguns festivais estão sucumbindo sob a dependência da LIC.