Memórias dos Festivais

Histórias de quem viu e ouviu - Festivais nativistas - Rio Grande do Sul

Minha foto
Nome:
Local: Edimburgo, Midlothian, United Kingdom

terça-feira, junho 26, 2007

Cetegismo nos festivais

Dia desses li num jornal o Manifesto Contra o Tradicionalismo. Concordo em alguns pontos, discordo de outros, mas acho que toda discussão é salutar. Mas o que gostei mais foi de um artigo, no mesmo jornal, em que Juarez Fonseca analisa a conseqüência do domínio dos CTGs nos festivais. Trago aqui um trecho.

"... Outro exemplo emblemático são os festivais de música. A mentalidade cetegista castradora (isso eles fazem muito bem!) conseguiu reduzi-los a uma insignificância quase absoluta. Os festivais dominados por essa "ideologia" já não revelam praticamente ninguém, porque foram embretando o outrora rico manancial da canção gaúcha, expurgando quem ousasse o novo, valorizando o simplório e o lugar-comum. O resultado é que onde antes havia um Barbará, um Rillo, um Talo, um Borges, um Jerônimo, um Kenelmo, um Marco Aurélio, um Passarinho, um Elton, um Telmo, hoje há uma enorme turma de gritões de chapelão. Os músicos sensíveis e inovadores foram corridos dos festivais na base do grito, essa é a verdade. (...) Lembro de um conhecido prócer tradicionalista, sempre pilchado até os olhos, dizer certa vez a um grupo de compositores e intérpretes de "música urbana" que deveriam agradecer por permitirem que se apresentassem em determinado festival. E que tinham de ter consciência que aquele palco não era deles por direito, mas dos "verdadeiros gaúchos". Imagine-se o Rio Grande do Sul separado do Brasil e tornado uma república, com mentalidades assim nos dirigindo. Que São Sepé Tiaraju nos livre e guarde!"

O Manifesto pode ser lido no site www.gauchismos.blogspot.com

O artigo na íntegra pode ser encontrado no jornal Cadafalso. Não tem site, mas para entrar em contato há o jornalcadafalso@gmail.com

1 Comments:

Blogger João Vicente Ribas said...

Pessoal! Parabéns pelo site. Sou dos admiradores de festivais do RS. Edito o jornal Cadafalso de Passo Fundo e o blog: www.pampurbana.blogspot.com.
Abração!
João Vicente Ribas

9:39 PM  

Postar um comentário

<< Home